header_img

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O que acontece?


Estava lendo uma matéria do designer Zé Henrique na revista ABC Design recentemente, na qual ele por ser também professor, critica duramente a postura dos jovens universitários em relação ao aprendizado e ao mercado de trabalho. Em sua opinião os alunos estão cada vez mais alheios e distantes da realidade do mercado de trabalho, e embora o acesso à informação seja cada vez mais fácil e maior, os alunos parecem não saber o que fazer com isso.

Posso falar sobre a minha experiência acadêmica, ocorrida há não muito tempo, e concordo com ele em algumas partes. Embora sua opinião seja generalizada, também pude perceber uma certa falta de comprometimento, um certo comodismo ou preguiça, mas claro com algumas exceções. Existem aqueles que se importam, mas concordo estar cada vez mais raro encontrá-los.Também é notável a falta de conhecimento sobre o cotidiano, a falta de postura, de conhecimentos mínimos da língua materna, de interesse...
E em relação ao mercado de trabalho, suas críticas continuam. Segundo ele os estagiários de hoje exigem direitos sem antes cumprirem as obrigações. “Hoje os jovens aprendizes trabalham apenas seis horas e ainda acessam o Orkut durante o expediente”. Ele diz “sou do tempo que quando estagiário não tinha nada pra fazer, limpava a sala”. Embora eu entenda o conceito geral expressado por ele, acredito que não podemos ir ao extremo também. Limpar a sala é um pouco demais.

Sua pergunta, e a minha também é: o que acontece? São muito jovens pra escolher uma carreira? Muitas preocupações da vida moderna? Muitas opções? Tudo muito fácil?
Talvez a sociedade tenha afrouxado um pouco. Talvez os pais, mentores, educadores, tutores não exijam muito e por isso não obtém muito. Segundo o Zé Henrique “falta alguém gritando mais em seus delicados ouvidos”. Será? E vocês, o que acham?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Videos Sérgio Rodrigues e Carlos Motta

Achei por aí...

Sergio Rodrigues


Carlos Motta

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Entrevista com Guto Indio da Costa

Entrevista com Guto Indio da Costa para programa Conexão Roberto D'Ávila. 21/05/2010

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os caminhos do pensamento criativo

Matéria do Espaço Aberto exibido em 21/07/08 na globo.com

Veja o que a ciência diz sobre o processo da criatividade. Como é possível desenvolver novas idéias para velhos problemas? Especialistas em neurociência, psicologia e do design abordam o assunto.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Design Criativo

Jovens criam ONG que ajuda a transformar moradores de comunidades carentes em fabricantes de produtos com muito estilo. Assista ao vídeo do trabalho de Cardume de Mães

Video da Época Negócios não encontrei data.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Empresas descobrem importância do Design

Vídeo publicado 09/05/2010 na globo.com

Cada vez mais as pequenas empresas estão descobrindo a importância do design. Atualmente, ele é um dos principais diferenciais para garantir competitividade e desenvolvimento ao negócio.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Design é capaz de seduzir os consumidores

Video publicado dia 12/07/10 na globo.com

O diretor do Museu do Design, em Londres, Deyan Sudjic explica que arte ganhou importância para preencher uma lacuna entre as fábricas e os consumidores, simbolizando o poder das pessoas.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Uma rede de talentos no Design

Reportagem em vídeo do programa Pequenas empresas & Grandes Negócios

Exibido em 18/04/2004


Cair no gosto do consumidor é o sonho de todo empresário. Para ajudar as empresas a vencerem essa batalha, uma rede de design do Rio Grande do Sul faz pesquisa e aponta o caminho das pedras.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pequenas empresas investem cada vez mais em design

Exibido em 23/05/2010 na globo.com

O design é um recurso estratégico que aumenta a competitividade dos negócios. As pequenas empresas lucram cada vez mais com o desenvolvimento de projetos exclusivos de design, acompanhe no vídeo.





.