header_img

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TGI - Busão doce busão - acessórios para seu ônibus

Hoje vou contar pra vocês como foi minha experiência com meu trabalho de graduação.

Fiz em dupla com minha colega e amiga Flávia Loumy Kawasaki, durante os ultimos semestres do curso de desenho industrial projeto de produto no Mackenzie 2008.

Como andavamos muito de ônibus, e o caminho era bem longo, pois ambos moravamos em Cotia, a volta para casa durava de 1h30 a 2horas dependo do trânsito, duas conduções, municipal e intermunicipal. Então tivemos bastante tempo pra amadurecer as idéias, quando decidimos desenhar acessórios para ônibus que fizessem com que o ambiente ficasse melhor, transformar um lugar onde odiavamos estar em um lugar mais agradável, pensando em melhorar as vidas dos passageiros e consequentemente as nossas, afinal se calcularmos o tempo gasto da casa pro trabalho, trabalho para facu e facu para casa, façam as contas.
Nosso orientador foi o professor Olavo Egydio Aranha, com sua paciência milenar e orientações nos conduziu a um desenvolvimento muito interessante.
O 1º semestre de desenvolvimento passamos coletando e pesquisando dados, tudo sobre ônibus, transporte coletivo, definimos os produtos a serem desenvolvidos e começamos a esboçar as primeiras idéias. Produtos foram um suporte de guarda-chuvas, suporte de revistas, redesign apoio de mãos e um dispensador de alcool em gel (fomos visionários foi antes do surto da gripe suína)

O nome "Busão doce busão - acessórios para seu ônibus" foi escolhido com base em nosso objetivo de projeto, a brincadeira com o ditado popular "lar doce lar" onde usamos a giria popular "busão" para dar uma maior familiaridade das pessoas usuárias de ônibus com o projeto e o pronome "seu" para nitida impressão que o ônibus é do usuário.

Mas o desenvolvimento não foi nada fácil, tivemos dias e dias de idéias e desenhos que não nos agradava, tudo era ruim, feio, chato. Estavamos tão preocupados com processos produtivos e funcionalidade que tudo ficava com aquela cara de " feito por um engenheiro".
Durante o 2º semestre, reta final, a falta de criatividade ou "trava" pelas preocupações de projeto não mudaram os rumos do projeto, até que certo momento decidimos entre tentar apresentar do jeito que estava ou bombar e tentar fazer uma coisa legal, é decidimos bombar.

Que beleza... DP de TGI! 

Mas nos deu mais calma para trabalhar, afinal não tinhamos as outras matérias, ir uma vez pra facu não era mais tão cansativo.

Então um dia decidimos esquecer tudo o que já tinhamos desenhado até então, todas as preocupações e buscamos o que realmente queriamos desenhar, afinal é pra fazer o ônibus um lugar mais agradável? Produtos com formas divertidas!

No nosso primeiro processo de criação, a Loumy desenhando de uma lado da mesa e eu na outra ponta, quando olhamos os desenho havia uma forma que os dois haviam desenhado que estava muito semelhante, daí nasceu o "Pé de Sapo" suporte de guarda-chuvas.

A partir desse produto os outros foram questão de dias pra serem definidos, revisteiro "Apoia Leitura", dispenser "Meleca Limpa", apoio "Segura Peão", sim optamos por nomes divertidos tambem para os produtos.

Nossa banca foi formada pelos professores Olavo Aranha, Marcelo Oliveira e Afonso Celso Garcia.

Haviamos ensaiado a apresentação pra que cada um falasse algumas partes, dividimos bem as falas, fizemos uma lembrancinha para quem assistiu a apresentação, um chaveiro com a forma do Pé de Sapo.

Resultado: Nota 10 e muito elogios para o projeto. Trabalho recompensado.

Veja o trabalho na integra abaixo. 

A história não acaba aí...
Depois de formado, colação, festa, viagem de cruzeiro open bar de bebida e comida, estava eu numa quinta-feira recrutando os loucos para balada, quando chamo meu amigo designer também Nicholas Vieira. Sua resposta foi:

-Não vai dar estou inscrevendo meu TGI no IDEABrasil2009, amanhã (sexta) é o ultimo dia.

Decidi ir pra balada e ver no dia sequinte o que era aquilo de IDEABrasil. No dia sequinte após a ressaca, pesquisei sobre o concurso, copy cola do TGI no formulário de inscrição e o "Busão doce busão" estava concorrendo.

Meses depois resultado:
Premiados no IDEABrasil2009 com Bronze na categoria estudante com o projeto "Busão doce busão - acessórios para seu ônibus".

Ah e lembram do Nicholas, prata na categoria estudante.
Espero que essa história dê forças aí pra galerinha que está nessa fase de trabalho de graduação, façam com seriedade e comprometimento, seu trabalho pode te render frutos e não só uma nota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.