header_img

falantes

Conheça um pouco mais sobre os designers que falam e opinam nesse blog.


Cesar Habert Paciornik
Designer formado pela Mackenzie com habilitação em Projeto do Produto. Pós graduou-se pelo Centro Universitário Maria Antônia (USP) em “Design e Humanidades”. Atua como colaborador e membro da diretoria expandida da ADP – Associação dos Designers de Produto e além de tomar conta do agência de design que toca junto com seu irmão, coloca suas ilustras para passar todas as quartas-feiras na Folha de S. Paulo. Para manter viva sua veia questionadora, publica de quando em vez suas reflexões e anseios nesse blog.
Christian Ullmann
Especialista em design para a sustentabilidade Sócio diretor da IT - Projetos – escritório de desenvolvimento de produtos e projetos socioambientalmente responsáveis designer de produto, especialista em desenvolvimento de produtos com a utilização de recursos naturais renováveis, resíduos pré e pos consumo e produção semi-industrial. Consultor para empresas, instituições e governo com ampla atuação no Brasil e Latinoamerica. Recebeu prêmios na Itália, no Brasil e na Argentina com móveis residenciais, de escritório e objetos.
Conselheiro da ONG Design Possível.
Pesquisador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR – Curitiba, Paraná.
Integrante do Grupo de Pesquisa, Meio Ambiente e Design da Universidade Católica de Risaralda – Pereira, Colômbia.
Editor da coluna de sustentabildiade do Portal iG Casa, da Revista ABCDesign, da Rede Latinoamericana de Design e do Portal Design Brasil.
Membro fundador da Rede Latinoamericana de Design Sustentável – Red Alebrije.
Co-editor do livro “Diseño y sustentabilidad – Visiones para una Latinoamérica posible”, da Rede Latinoamericana de Design Sustentável – Red Alebrije. Editado pela RedArgenta e Edições da Utopía (Mendoza, Argentina) – Ano 2008.
Professor do Instituto Europeo di Design SP e SENAC SP.
Integrante do Conselho Curador da Semana de Design “KM, M, MM – Viver Design em São Paulo”, coordenador das atividades de Sustentabilidade, realização da Secretaria Municipal de Relações Internacionais – SMRI da Prefeitura de São Paulo.
Diretor de arte da linha de design nacional da empresa A Lot Of, São Paulo.


Daniel Nishiwaki "Primo" Administrador
Designer de produto do escritório WAKI DESIGN, gerente executivo do projeto DESIGN WORKING da ADP (Associação dos Designers de Produto) e criador do blog FalandodeDesign, é formado em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto no Mackenzie em 2008. Premiado no IdeaBrasil 2009, participou de exposições Fresh form Brasil em Nova Iorque (EUA), Exposição IDEA/Brasil 2009 em São Paulo, Exposição Premiados IDEA/Brasil 2009 em Paraná / Curitiba – PR, Design Korea 2010 em Seul - Coreia do Sul e MCB 2011 no Museu da Casa Brasileira em SP.
Apaixonado por design, formas alegres e divertidas, acredita na ligação emocional entre os usuários e seus objetos, odeia trânsito. Busca em suas criações a arte de se divertir trabalhando.
"Uma ideia pode ser eternizada, quando emociona e cria um sentimento entre o objeto e seu usuário".


Danilo Freitas
Iniciou seus estudos relacionados a design de maneira auto-didata nas bibliotecas da USP e UFSCAR com 17 anos, formouse-se em Desenho Industrial em 2010 pela Universidade São Judas Tadeu, e atualmente é pós-graduando no curso Master Industrial Design pelo Instituto Europeu di Design.
Possui um escritório de design industrial, o Estúdio Ziper, que atua principalmente na área de produtos injetados. Além disso lidera a equipe de tecnologia que desenvolve os projetos dos  portais do Governo Federal no Grupo TV1, utilizando o design como base para a aplicação de novas tecnologias.
Mantem o blog desenhoindustrial.org, com o objetivo de fornecer uma base teórica dos direcionamentos do design no Brasil, discutir a profissão e sua relação com a sociedade e principalmente difundir o design como uma disciplina importante no cotidiano das pessoas e dos  negócios.


Fernando Dana Djin
Designer formado pela Universidade Mackenzie em São Paulo, criador da marca e das peças DALA.
Fernando foi indicado a vários prêmios por suas criações, como Tok&Stok Design, IF Awards Concept e V.Rom Complexo DSGN-Book.
Trabalhou com Design Ambiental e de Embalagem na FutureBrand (onde esteve envolvido em projetos de clientes como Nestlé e Banco Safra), com Design de Produto e Gráfico no escritório Filomena Padron (onde criou para linhas de cosmético da Natura) e atuava nas áreas de Design, Pesquisa e Tecnologia da empresa de inovação ‘Inobi – Arte, Ciência e Consciência‘.
O designer é membro do IONS (Institute of Noetic Sciences). Sua grande paixão é a criação, a constante investigação e invenção de soluções high-end e sustentáveis para suas criações, que variam de peças modulares para decoração e mini estufas com alimentação USB e medidor de humor da planta à jóias radiestésicas e amplificadores de som.
Fernando também toca bateria na banda Viralata Rex e faz xixi no banho.

Gisele Leiva
Designer, com especialização em Marketing e Mestre em Arquitetura e Urbanismo, teve vários trabalhos expostos em eventos de design e conquistou prêmios nacionais e internacionais. Docente em disciplinas de projeto, sustentabilidade, marketing e orientadora de trabalhos de conclusão de curso na graduação de Desenho Industrial da Universidade São Judas Tadeu. Trabalha no escritório Questto Design e, atualmente, é diretora da Associação dos Designers de Produto.



Guilherme Ueda
Formado em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), Gestão de Projetos, pela Fundação Vanzolini (2010). Estágio em design de embalgens de papel-cartão para indústria de bebidas e lácteos. Na indústria de embalagem coordena o desenvolvimento de projetos e prestação de consultoria com foco nos segmentos Telecom, Automotivo, Médico-hospitalar e Energia. Ao longo do tempo acumula bons conhecimentos de materais, processos de fabricação e produção. Com isso busca o design funcional no dia-a-dia.

Ivo Pons
Formado Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto, é mestre em Educação, Arte e História da Cultura e Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Presidente, fundador da ONG Design Possível onde atua na gestão de projetos, articulação e coordenação geral. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e gestão de produto e produção. E também professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Design, pesquisador com foco na área de Design e Sustentabilidade e Inovação Social. Em sua atuação, busca novos modelos de negócios em redes de colaboração para a Inovação Social. 
Jairo da Costa Jr
Designer de produto, Pós-graduado em Design Gráfico e Estratégia Corporativa e Magistério Superior pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente sou mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design e pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná. Desenvolvo projetos independentes, atuando em pesquisa, inovação e desenvolvimento nas áreas de design de serviços, design industrial, design e sustentabilidade, projeto de produto orientado a estética, design inclusivo e o que mais "der na telha". Participo de "tudo possível" em design e com consequência tenho alguns projetos premiados em âmbito nacional e internacional e participação em exposições, bienais e mostras, no Brasil, Alemanha e Eslovênia. Amo música, sandboard, viajar e claro - DESIGN!

Juliana Desconsi 
Graduada em Design de Produto, especialista em Design, produto, gráfico e informação e mestranda em Design, trabalhando com linha de pesquisa em Design Thinking.
Professora universitária na UCS (Universidade de Caxias do Sul) ministra as disciplinas de projeto e gestão do design. 
A frente do escritório Intervento Design, coordena equipes de projeto na área de design de produto, gráfico e PDV para empresas da Serra Gaúcha e região.
Juliana Vasconcelos
Designer formada pela FAAP com habilitação em Projeto de Produto . Já trabalhei como designer de jóias, designer mobiliário e de estamparia . Tenho experiência ainda em design de interiores no ramo de bebês e infanto juvenil. Ainda me aventuro como Juvascon Design elaborando projetos gráficos para pequenas empresas . Busco sempre estar inserida no campo do design , pois sou apaixonada por criação e comunicação.

Já participei de alguns eventos de design sempre dentro das empresas em que atuei e hoje procuro uma recolocação profissional para os empresários que almejam uma designer alegre, comunicativa, determinada e muito firme me seus propósitos e sonhos.

Sou assim uma DESIGNER sem medo de aprender , dedicando me de corpo e alma a tudo aquilo que faço.
Leonardo Bianco
Formado em Design de Produto pelo Mackenzie, possui 13 anos de experiência na área de projetos (de produto ou não), atuando em diversos setores da indústria. Atualmente se aventura como designer freelancer e busca parcerias para o desenvolvimento de produtos de sucesso. Nas horas vagas é guitarrista, tem uma banda e sofre (e muito) com o seu time, que não convém citarmos aqui o nome mas é localizado lá prás bandas da pompéia...
Lígia Fascioni
Engenheira Eletricista, Mestre em Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em Gestão Integrada do Design. Atuou por 10 anos em empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de automação, robótica e aviônica, passando depois a trabalhar na área de marketing corporativo e consultoria. Possui vários trabalhos publicados sobre o tema identidade corporativa em eventos científicos e revistas de negócios. Autora dos livros “Quem sua empresa pensa que é?” (2006), onde descreve o método GIIC® – Gestão Integrada da Identidade Corporativa, “O design do designer”(2007) e “Atitude Profissional: dicas para quem está começando”(2009), todos pela editora Ciência Moderna (RJ) . Também mantém um site especializado em identidade corporativa (http://www.ligiafascioni.com.br/) e outro sobre atitude profissional (http://www.atitudeprofissional.com.br/), além de colaborar como colunista do portal de comunicação e marketing http://www.acontecendoaqui.com.br/. Atua como palestrante, consultora de empresas e ministra cursos de graduação e pós-graduação em faculdades de marketing e design.

Luis Carlos Paschoarelli
É Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista na área do Design Ergonômico; possui pós-doutorado em "Ergonomia" (2008) pela Universidade Técnica de Lisboa; doutorado em "Engenharia de Produção" (2003) pela UFSCar; Mestrado em 'Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial' (1997) e graduação em 'Desenho Industrial' (1994) pela UNESP. É co-lider no Grupo de Pesquisa 'Desenho Industrial: Projeto e Interfaces' onde coordena os projetos de pesquisa: 'Design Ergonômico: avaliação e intervenção ergonômica no projeto', 'Design Ergonômico: metodologias para a avaliação de instrumentos manuais na interface homem X tecnologia' e 'Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas'. Está lotado no Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Departamento de Desenho Industrial, onde atua como docente no curso de graduação em Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Tem experiência na área do design, ergonomia, design ergonômico, design de produto e design gráfico. Atualmente é o coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - Mestrado e Doutorado - da UNESP.


Marcelo Teixeira
Um imaginativo arquiteto e designer industrial, com mestrado em Arquitectura / Design concedida por uma das mais reconhecidas faculdades de arquitetura no Brasil. Marcelo Teixeira nasceu em 1975 em São José dos Campos e esteve envolvido com artes há mais de 22 anos. Investigação e Desenvolvimento, Design Estratégico, Inovação, Produtos, Arquitetura, Moda, Mobiliário, Interiores e Transporte são os seus principais expertises.
Especialista em Luxo, foi o principal designer em uma das empresas de aeronaves de maior prestígio no Brasil há mais de 10 anos. Durante este tempo foi responsável por projectos ambiciosos - Design Studio e o Advanced Design Studio - também instituinte de um novo conceito de liderança, com 32 designers para abraçar esse grande desafio, gerando uma nova visão de gestão para novas aplicações. Naquela época, ele também foi convidado a implementar a inovação e mudanças rápidas sobre esses projetos. 
Marcelo Teixeira foi convidado a unir forças com os escritórios de design mais famosos estúdios ao redor do globo, como a Priestman Goode de Londres, Inglaterra - Infusion Design de Kansas, USA e BMW Designworks da Califórnia, EUA. 
Agora ele também está enfrentando o desafio de experimentar outras frentes como a expressar seus talentos juntando exposições de arte e galerias de arte de prestígio na América do Sul. Além disso, lojas famosas no Brasil e muitos outros ao redor do mundo têm parte de seus atraentes trabalhos. 

Marcos Beccari
Nascido em São Paulo/SP, Marcos Beccari é designer gráfico e mestre em Design, pela UFPR e doutorando em Educação, na USP. Interessa-se por Filosofia, Psicologia e Comunicação, o que o levou a pesquisar sobre Filosofia do Design e a encarar o design como articulação simbólica na mediação ficcional entre o sujeito e o real. Além de atuar como professor e pesquisador, coordena o blog Filosofia do Design, integra o podcast AntiCast e colabora com outros blogs/revistas de design e comunicação.


Marcio Dupont
Designer de Produto formado na UAM-Azcapotzalco, México em 1999.
Mestrado em Ciências na Universidade de Bournemouth, Inglaterra (2005), com distinção em "Design Sustentável de Produto".
Especialista no desenvolvimento de conceitos-ferramentas para design sustentável e consumo sustentável para internet.
Especialista - pesquisador no tema design sustentável, consumo sustentável, design cerâmico, design universal, design para a deficiência.
Experiência profissional nos Estados Unidos, Inglaterra, México.




Mônica Moura
Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com tese sobre Design de Hipermídia. Bacharel em Artes Visuais e Licenciada em Educação Artística (Arte-Educação) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Designer e Professora com atuação nas áreas de Design de Interiores, Gráfico, Moda e Mídias Digitais.
Pesquisadora em Design, sendo que seu projeto de pesquisa mais recente é sobre o Design Contemporâneo Brasileiro.  Recentemente atuou como pesquisadora do estado de São Paulo para a Bienal Brasileira de Design 2010 junto a curadora geral, Adélia Borges.
Atualmente é Professor Assistente Doutor no Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP no Campus Bauru e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Design da PUC-Rio.
Participa como membro em júris, prêmios e concursos de design, e também de associações, comitês científicos e do corpo editorial de diversas publicações acadêmico-científicas da área de Design.
Assumirá a Presidência SBDI (Sociedade Brasileira de Design da Informação) na gestão 2010-2012, onde atuou como Vice-Presidente da (gestão 2007-2009). É membro fundador e tesoureira da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.
Responsável pela Editoria de Design da Editora Estação das Letras e Cores e Colunista fixa da Revista Dobras.
Foi responsável pela fundação e implantação da área de Design; do Centro de Design e Moda; do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Design e do Centro de Pesquisa em Design da Universidade Anhembi Morumbi (1991-2009) onde atuou como professora, pesquisadora e coordenadora (graduação e pós-graduação lato e stricto-sensu em design), presidente do conselho acadêmico dos cursos de design; do conselho interdisciplinar e diretora da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda.



Natália Duzzi
Designer de Produto formada pelo Mackenzie, com extensão universitária em "Desenvolvimento e Lançamento de Produtos" pela ESPM. Começou a vida profissional como técnica em Desenho de Construção Civil, pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Atuou nos setores de arquitetura, engenharia ambiental, design de interiores, mobiliários e bens de consumo.  Apaixonada por projetos de sustentabilidade e acessibilidade, e com conhecimentos em ergonomia e biomecânica, desenvolveu o projeto de uma cadeira de rodas como trabalho de conclusão de curso que foi selecionado pelo Design Excelence Brasil em 2008 e indicado ao iF Concept Award 2009, ficando exposto na Cebit em Hannover - Alemanha. Atualmente trabalha como freelancer e desenvolve projetos em parceria com a Grinover Associados Arquitetura e Design, onde recentemente desenvolveu o projeto de redesign dos elementos de revestimento para a CPTM.

Paulo Oliveira 
é Lighting Designer e Designer de Ambientes.
É formado em Design de Interiores pela UNOPAR orientando sua pesquisa na área de Light Design. Possui especialização em Ensino Superior pela UNOPAR  e em Iluminação pelo IPOG.
Participou de diversos cursos específicos em Light Design e Mostras de Decoração.
Ministra palestras, cursos e workshops em universidades, associações e congressos.
Mantem o blog Design: Ações e Críticas – http://paulooliveira.wordpress.com/ – onde comenta sobre as áreas de Design de Interiores/Ambientes e Lighting Design.
É fundador e mantenedor do Portal DesignBR - www.designbr.ning.com
É colunista da Revista Lume Arquitetura com a coluna “Luz e Design em Foco”.


Rafael Gatti
é graduando na primeira turma do curso de Design oferecido pela FAU-USP e idealizador do Projeto Design Simples. Desde então tem organizado equipes colaborativas de designers para desenvolver projetos com ênfase sócio-ambiental. Atualmente desenvolve pesquisas em design de serviços. É possível conhecer um pouco mais deste projeto acessando: http://www.designsimples.com.br/
Rafael Morgan
Nascido em Brasília, mas Mineiro de coração, Rafael Morgan sempre foi apaixonado por construir coisas e por todo tipo de manifestação artística, portanto, foi natural que ingressasse no curso de Design de Produtos, graduando-se em 2007. A partir daí, com muito esforço e muita sorte, conquistou clientes em todo o mundo com seu trabalho, que mistura arte, poesia, filosofia, comédia e design. Rafael possui diversas parcerias com designers e marcas do mercado internacional, onde foca seu trabalho através de seu próprio estúdio, situado em Belo Horizonte.
Renata Picolo Veiga
Desistente orgulhosa do curso de Administração Hoteleira depois de 2 anos e meio de estudos. Formada em 2009 pela Universidade Mackenzie em Desenho Industrial, apaixonada por design de Produtos.
Já trabalhou como estagiária de marketing em uma empresa bem conhecida do ramo imobiliário e se aventurou desenhando móveis pra um Grupo Português dono de madeireiras no Brasil...atualmente é Designer Junior no departamento de criação de uma agência de eventos, desenha de tudo...de vestidos de Can-can (??) a peças cenográficas, de identidades visuais a embalagens para brindes - aparentemente o "céu é o limite" quando se trabalha com o design efêmero característico de eventos...


Silvia Grilli
Formada em Desenho Industrial com especialização em Design de Interiores na Scuola Lorenzo de Médici (Florença). Designer titular da Studesign Projetos com grande vivência no Design de Produtos, atende empresas de destaque no setor moveleiro. Iniciou sua carreira na Arredamento, Vogue e Forma Design, e após um período de estágios e trabalhos na Itália fundou seu próprio estúdio em SP. Docente dos cursos de Design de Interiores e pós-graduação em Movelaria do SENAC-SP. Seu trabalho premiado foi classificado como contemporâneo light, sempre combinando recursos clássicos com novos materiais. Em seu portifólio constam projetos como a pioneira loja EcoLeo, e coleções de móveis para as principais lojas de design do Brasil.


Suzana Mara Sacchi Padovano – Studio Sacchi Designers
É designer industrial (Mackenzie, 1975); Mestre pela Rhode Island School of Design (Providence / RI / Massachussetts / USA, 1975 à 1977). Foi professora no Departamento de Projeto de Desenho Industrial, no Mackenzie, na Unip e na FAAP, e nesta última foi Coordenadora das Faculdades de Desenho Industrial e Moda até 2006. Proprietária do Studio de Consultoria em Design, Sacchi Designers e da marca Eccentrica de bijoux e jóias. É membro do grupo do Brazilian Urban Designers for Sustainability. É Consultora de Design Industrial do NUTAU/USP - Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É diretora da Padovano Arquitetura em Rede Ltda.






Ainda não tem seu perfil aqui? Mande e-mail com foto de rosto, mini biografia clicando aqui

.