Mas voltando a matéria da rádio, interessante pensar que uma emissora de cunho jornalístico está dando espaço ao design. Outra emissora, a Alpha FM mantém um programa que se chama Living Design, organizado pela jornalista e publicitária Monica Barbosa.
www.monicabarbosa.com.br
Jornais e revistas de grande circulação noticiaram nessa última semana várias coisas a respeito do design. Desde o encontro de Alexandre Wollner e Almir Mavignier para a abertura de duas exposições que contam com esses dois designers super importantes na história do design brasileiro. Uma exposição sobre o concretismo que conta com trabalhos de Max Bill, Mavignier e Wollner na Dan Galeria e outra no Museu Afro Brasil denominada Mavignier. Ambas em São Paulo.
Em Curitiba, sob a curadoria geral de Adélia Borges e coordenação geral do Centro de Design do Paraná, a Bienal Brasileira de Design – edição 2010-, está a toda. Uma grande exposição no sentido mais amplo do que significa ser grande. Não estou falando apenas em dimensões, mas sim em qualidade e pluralidade: nove exposições, um seminário internacional, uma intensa série de eventos paralelos que associam questões do mercado, do cotidiano, da educação e formação e também da academia no universo científico e de produção de conhecimentos. Apenas para citar dois exemplos: da exposição Uma Gráfica de Fronteira de Rico Lins ao II Simpósio Paranaense de Design Sustentável, entre tantos outros eventos distribuídos em diferentes locais da cidade. Curitiba respira design, de fato!
É muito bom ver a mostra principal da Bienal, denominada “Design, Inovação e Sustentabilidade” contar com aproximadamente 250 projetos, entre produtos, serviços e sistemas em vários segmentos do design que retratam o que vem sendo produzido no Brasil, de norte a sul do país, com uma preocupação que vai além da inovação e caminha no sentido de colaborar para uma sociedade melhor, ou seja, ser sustentável no sentido mais amplo desse conceito.
Por sua vez, o coletivo de design Established & Sons, fundado em 2005 em Londres, chega com seus produtos, nesse mês de setembro a São Paulo e aportam na loja paulistana Micasa.
Quantas coisas acontecendo em um único mês e o centro disso tudo é o design. Muito bom! Tudo isso serve para demonstrar a importância, a valorização e a capilaridade que o design vem ganhando a cada dia nesse país. Estar nos programas de rádio, em páginas de jornais e revistas, em um grande evento como a Bienal Brasileira ajuda a divulgar o sentido do design na vida das pessoas, na inserção no cotidiano, na dinâmica de um país, mas também aponta as possibilidades de expansão, fortalecendo a idéia de que o pensamento projetual, criativo, está super interligado com a inovação, a competitividade, a sustentabilidade. E o design brasileiro tem tudo haver com isso!
Bom para o campo do design, bom para o país, excelente para os designers!!!
Bons sinais e bons ventos de um novo tempo!!!
Na minha opinião o Design está a cada dia mais em evidência, conquistando colunas em jornais e espaços em rádios e TVs. Outro dia tambem ouvi uma matéria numa rádio entrevistando um designer, só não me recordo quem, como e quando, mas mostra o quanto o design brasileiro vem evoluindo, pensem... em matéria de design, a visão dos produtos, seria fundamental não? e temos espaço em rádio??? quer prova maior que o tema está em evidência.
ResponderExcluirGalera peguem suas pranchas e boias de braços, a onda do Design vem crescendo e quem não "dropar" vai ficar chupando o dedo na areia.
Primeiro gostaria de dizer que curtir muito este Blog atualizado, moderno e bacana. Sobre a abertura de divulgação em canais de comunicação sobre designe é uma vertente, uma corrente que tende a crescer! Um abraço!
ResponderExcluirAdeildo Júnior
http://adeildojr.blogspot.com/