header_img

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Similaridade ou cópia?

Não existe coisa pior para um designer do que descobrir que aquela sua idéia já foi pensada antes. Isto muitas vezes acontece porque o conceito (idéia central) do projeto está baseado no mesmo argumento. Outras vezes a similaridade entre idéias acontece porque nosso inconsciente registra uma forma qualquer que vem à tona no momento da criação.
É claro que existem cópias descaradas de produtos em todo lugar. Mas nestes tempos de internet, excesso de informações e estímulos, pensar em algo que alguém já fez é bastante comum e provável. A culpa é das fontes de informação, das mensagens subliminares que recebemos, do inconsciente coletivo, não importa. O desafio do designer é reconhecer essas armadilhas e seguir incansável rumo à inovação.
O mundo continua precisando de produtos inovadores e originais. Para concebê-los o designer precisa conceituar bem seu projeto, pesquisar diversas fontes e submeter sua idéia à avaliação de indivíduos com referências distintas. A combinação destes fatores pode reduzir sensivelmente nossas chances de reinventar a roda.



Um comentário:

  1. Na minha opinião a questão da cópia é cultural, conheço designers que chupinham idéias sem o menor peso na consciência, em um mercado cujo ditado é "nada se cria tudo se copia" é de se esperar que a ética seja deixada de lado por alguns de nossos colegas.

    Acho complicado essa história de subconsciente, afinal como saber quando é um criação inspiradora ou um flashback de um dos milhares de blogs de design que nos bombardeiam com imagens de produtos? e por sinal muitos parecem nem ter mais criterios de seleção dos projetos...

    O próprio INPI julga a cópia sobre um fator intencional, ou seja, tem de ser provado que houve a intenção do copiador de roubar sua idéia. Afinal, por outro lado, muitos designers podem criar uma cadeira inspirada numa estrela do mar e termos resultados muitos parecidos, mesmo sem nenhum deles terem contatos um com os outros.

    Acho a questão da cópia muito dificil de ser julgada ou interpretada, quem copiou quem? coincidência ou falta de ética? subconsciente ou mau caratismo?

    A cada dia são lançados milhares de produtos novos, aumentam as chances de você ter uma idéia que já exista, a corrida pela inovação é a cada segundo mais acirrada...

    ResponderExcluir

.