header_img

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Similaridade ou cópia?

Não existe coisa pior para um designer do que descobrir que aquela sua idéia já foi pensada antes. Isto muitas vezes acontece porque o conceito (idéia central) do projeto está baseado no mesmo argumento. Outras vezes a similaridade entre idéias acontece porque nosso inconsciente registra uma forma qualquer que vem à tona no momento da criação.
É claro que existem cópias descaradas de produtos em todo lugar. Mas nestes tempos de internet, excesso de informações e estímulos, pensar em algo que alguém já fez é bastante comum e provável. A culpa é das fontes de informação, das mensagens subliminares que recebemos, do inconsciente coletivo, não importa. O desafio do designer é reconhecer essas armadilhas e seguir incansável rumo à inovação.
O mundo continua precisando de produtos inovadores e originais. Para concebê-los o designer precisa conceituar bem seu projeto, pesquisar diversas fontes e submeter sua idéia à avaliação de indivíduos com referências distintas. A combinação destes fatores pode reduzir sensivelmente nossas chances de reinventar a roda.



.