Objetos de(o) luxo
Uma
vida de luxo implica uma vida sem trabalho físico. Mas um objeto de luxo não é
necessariamente um objeto que não dê trabalho. Não é só na fabricação que se
pode exigir esforço, mas também na manutenção. Polir prata, latão e cobre,
conservar couro e esfregar pedra já foram o centro da vida doméstica.
O
luxo, em parte, é criado pelo uso de materiais que lhe são associados. O
precioso e o raro em geral são os mais procurados. Mas parecer caro simplesmente
não basta. É preciso sinalizar valor e ambição da maneira correta. Com certos
tipos de objetos, é preciso saber um pouco sobre eles para entender como são
preciosos. Para certos objetos, o conceito de luxo é usado para criar a aura
antes propiciada pela arte.
Os
sinais visuais e táteis do luxo são intimamente associados a valor. São os
gatilhos que nos fazem acreditar que um objeto vale mais que outro com as
mesmas características funcionais. O luxo pode ser sinalizado por deixas
audíveis: o ruído do motor de um carro, ou de uma porta sólida se fechando, ou
o clique de uma fechadura sendo trancada. Ou a mensagem pode ser transmitida
por sinais que sugiram desempenho. Por mais que tentamos, não podemos deixar de
interpretar uma grade de ventilação próxima ao capô bem-talhado de um carro
senão como algo que se lhe agregasse valor.
Já
se considerou que o valor de um objeto tinha relação direta com a quantidade de
coisas que pudesse fazer. A profusão de mostradores e marcadores em
equipamentos eletrônicos de certa época refletia a necessidade de informar os
proprietários do quanto sua máquina era capaz, mesmo se a informação
transmitida por todos aqueles ponteiros dançantes maravilhosamente precisos não
tivesse muita relevância prática para o proprietário.
Atualmente,
luxo, cada vez mais, são os detalhes que convencem os consumidores a gastar
dinheiro. Mas outra definição de luxo – mais próxima do sentido original –
talvez se mostre mais e mais pertinente. Por essa definição, o luxo é a maneira
de propiciar um alívio da implacável maré de bens que ameaça nos afogar.
Juliana Desconsi |
Designer | Intervento Design |
(54) 3052.0950 juliana@interventodesign.com.br |www.interventodesign.com.br
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