header_img

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Garrafa quadrada de coca-cola

Olá a todos.

Me chamo Guilherme, mais conhecido pelo sobrenome "Ueda". Recebi um convite, pelo qual fiquei muito grato, para participar destas discussões, e espero contribuir com vocês.

Vou ser bem rápido na apresentação.... Sou formado em D.I - P.P, Mackenzie, estou a quase 5 anos na área de design de embalagem e atualmente trabalho numa empresa especializada em projetos de embalagem para exportação. Nada de embalagem de consumo, e sim embalagens secundárias....funcionalidade total, até se distanciando um pouco do design....mas acho que isso dá tema para um outro post.

Pronto. Apresentado. Vamos ao que interessa!

Gostaria de iniciar com um assunto que me fez pensar bastante.

Uma nova garrafa de coca-cola, que se encaixaria nos padrões de embalagem "verde".
Se encaixaria pois é apenas um conceito, muito bem apresentado e com uma proposta pertinente. Com certeza faz a gente parar pra pensar e repensar várias coisas.

Essa marca domina o mercado, está na casa de grande parte da população, faz o consumo aumentar cada vez mais....e com isso...proporcionalmente ao seu consumo....o lixo gerado também é dominante. São as garrafas dela que vão parar nas margens dos rios Tietês mundo afora... A marca tem uma presença muito forte, capaz de ditar o mercado....assim o projeto sai da esfera do Design pra entrar numa esfera muito maior, uma bola de neve.

Vejam mais:

Na Gizmodo há uma análise sobre o projeto e alguns dos obstáculos encontrados para sua viabilização.


ueda

2 comentários:

  1. É eu já tinha visto esse projeto e apesar de ser muito legal (de verdade) acho muito difícil de ser implementado pois vai contra uma filosofia de identidade de marca muito forte que se estende até a forma da embalagem atual. Mas, o projeto é fantástico, poderia ter sido focado em outro fabricante.

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante, linda a embalagem. Mas concordo com o Leonardo, descaracteriza completamente a silhueta coca-cola, acredito que para a pepsi, por exemplo, que não tem a identidade tão marcada na garrafa. Aliás não tem identidade nenhuma, já vi várias garrafas de pepsi diferentes.
    Mas acho difícil de esse projeto ser implementado pelo fato das quinas diminuirem a resistência ao impacto. Caiu no chão... já era!

    ResponderExcluir

.