Este post é para os designers mais novos, ou mesmo para aqueles que ainda estão na faculdade e nunca escutaram falar do Dieter Rams.
O design cada vez mais se ramifica e torna-se complexo, gerando não apenas produtos físicos como antigamente, mas também experiências, brands, estilos de vida, serviços, sistemas.
Nesse caos projetual atual esquece-se o que era ou é o bom e velho design.
Estes princípios são do famoso designer alemão Dieter Rams, e demonstram que o Good Design sempre seguiu essas diretrizes, que devem ser incorporadas ao projeto desde o início como requerimentos.
Sendo assim, recordemos os bons e velhos princípios universais,sem data de vencimento, do Good Design:
Good design is innovative
Good design makes a product useful
Good design is aesthetic
Good design makes a product understandable
Good design is unobtrusive
Good design is honest
Good design is long-lasting
Good design is thorough down to the last detail
Good design is as little design as possible
Good design is environmentally friendly
Quando ainda não exisitia nenhuma consciência ambiental e muito menos o termo sustentável!
Portanto, afirmar que apenas agora o design é ecologicamente correto, é demonstrar que desde o começo não era Good Design.
É como se afirmassemos que este carro é melhor que o outro porque este tem 4 rodas e um motor!
O bom carro sempre teve 4 carros e um motor, assim como o Good Design sempre foi e será sustentável, apesar de que empresas e designers gritem aos quatros ventos que o design deles é melhor por ser sustentável.
Mais sobre Dieter Rams
Do blog DECE
Nenhum comentário:
Postar um comentário