header_img

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Simples para ser

(texto adaptado, originalmente publicado no Design Simples)

Você, que lê este texto do futuro, preocupado com o rumo das coisas por aí, veja como os seus problemas são bem menores do que os nossos daqui. Me perdoe o tom pessimista, mas vai concordar comigo, as coisas por aqui mais fazem é lamentar.

Nossos designers se esqueceram de melhorar nossa realidade e se ocupam em fazer mais dos mesmos erros. Até mesmo assinam em baixo! Veja, estamos confusos… Não é preciso falar muito alto para nos convencer a trabalhar do lado da pura simulação e da vaga diferenciação…

Parece que estamos sob efeito de algum tipo de anestesia que não sabemos bem de onde vem. Como está sendo difícil enxergar o óbvio! Ainda não nos encontramos com a nossa própria vocação. Ainda não nos apresentamos de verdade, para servir, pelo contrário, apenas nos servimos de nossos pequenos dons.

Mesmo com algum sentimento de culpa, ainda não deixamos de promover o desperdício, a produção de lixo e a poluição. Mais equívocos… Por fim, nos esquecemos do outro. Deixamos a “personalização” substituir a solidariedade

E como isso torna o nosso design vazio. Uma injustiça com os que amam o que fazem…

__________

Rafael Gatti é idealizador do projeto Design Simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.