header_img

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O que pensam disto?

A discussão nem é tão recente assim, e justamente porisso o meu espanto, achei que já era assunto resolvido...! Explico: acabei de voltar de Brasília, (fui fazer um treinamento para fazer parte do grupo de avaliadores do MEC, pra quem não sabe, a educação universitária brasileira é avaliada através do ENADE e das avaliações feitas pelo INEP) e a pergunta que ficou sem resposta: designers é 'lógico' que não podem avaliar cursos de arquitetura, mas os arquitetos? Bem, eles pensam que podem sim avaliar os cursos de design...

Opinião de Paula da Cruz Landim

12 comentários:

  1. É verdade. Eu tenho esta percepção que aqui no Brasil os arquitetos (generalizando, claro) julgam o design de produto como área de estudo da arquitetura e portanto desnecessária. E não, eu não acho que eles possam avaliar os cursos de design...

    ResponderExcluir
  2. Bom, até onde eu sei, antigamente quando não existia o curso de Desenho Industrial ou Design quem queria ser designer tinha que cursar arquitetura e se especializar em design.
    Mesmo assim acho que um profissional formado em DI é bem mais indicado a avaliar o nosso curso, é fato que curso de arquitetura não tem nada a ver com de design, cada um na sua. Existem algumas disciplinas e conhecimentos em comum entre as áreas, mas nada que faça arquitetos serem mais designers, ou vice-versa.
    Na minha opinião é o mesmo que pedirmos para veterinários avaliarem o curso de medicina, os dois usam bisturi, mas o que o (*) tem a ver com a calça?

    ResponderExcluir
  3. Eu tb não concordo com o fato de arquitetos avaliarem o curso e design. Creio que até independente de matérias academicas ou da própria "rixa" propriamente dita, é também uma questão de olhar. O arquiteto tem um olhar mais exato do problema. Um olhar métrico, um olhar que busca a exatidão dos pontos. O designer, ao meu ver, possui um olhar que vai além das possibilidades, nós sempre nos perguntamos se é ou não possível isto ou aquilo; se tal projeto ou problema atende ou encaixa àquela ótica ou questão. Enfim. Creio que a forma de identificar e encarar o problema é distinta às áreas. Portanto, daí já começam as diferenças de ações. Quanto mais no projeto final.
    São linhas diferentes de racicínio e argumento. Portanto, insolúveis. Parceiras, mas insolúveis.

    ResponderExcluir
  4. Eu mesma sou formada em arquitetura, pela FAU-USP, e botando mais lenha na fogueira, qdo era aluna, isto na primeira metade da década de 80, não sei como está agora, (entrei em 1981) nós tínhamos a mesma carga horária PROJETUAL em: projeto de edificações, design gráfico e design de produto... Dou aula em um curso de design há 22 anos, inclusive de disciplinas projetuais... e já avaliei tanto cursos de design como de arquitetura...

    ResponderExcluir
  5. Concordo em partes com nossa falante Paula Landim, pelo fato de que antes não existia o curso de Desenho Industrial ou Design, o caminho para seguir na área era esse que ela mesma trilhou, na arquitetura, mas ainda acho que a tendência do futuro é arquitetos e designers fiquem cada um em sua área.
    E para NÃO colocar panos quentes, questiono: Com a mesma carga horária em edificações, gráfico e produto, o curso tinha os mesmos 4 anos? Você (Paula) QUANDO se formou se sentiu apta a trabalhar nas 3 áreas ou sentiu necessidade de uma maior especialização em alguma delas? Se o curso de arquitetura já era tão completo, porque separamos arquitetura e design?

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o profissional especificamente de design é uma profissão muito recente, e por isso mesmo ainda seja um pouco menosprezada em relação a precisar de um profissional formado em DI para isso. Mas discordando um pouco do Jr., não acho que a visão de arquitetos e designers em relação a projeto seja tão discrepante. Ambas as profissões, apesar de terem suas preocupações e limitações técnicas, são ciências humanas e a trabalham com o projeto e o cliente de uma maneira muito similar (variando a escala, claro). Mas da mesma forma que há muitos anos atrás, antes de ter faculdades de arquitetura no Brasil, quem fazia os projetos eram os engenheiros, antes de ter os designer quem fazia design eram os arquitetos. Temos referências de design até hoje e foram criados por arquitetos, como a cadeira Barcelona. E a própria Bauhaus. Na minha opinião, de fato profissionais de DI deveriam avaliar o curso, mas isso é uma transição que será feita conforme formos consolidando o conceito e a importancia do designer aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Daniel, sim, na verdade qdo terminei a facul me sentia apta prá tudo! rs... Podia dominar o mundo! Brincadeiras a parte, concordo e não com tudo que foi dito até agora. Tenho uma experiência de morar praticamente um ano na Finlândia, e lá o design de interiores é de responsabilidade dos arquitetos, e, os designers que me perdoem, mas noção de ESPAÇO, neste caso, é fundamental! Já tive alunos que resolviam lindamente o objeto e/ou móvel, mas na hora de pensar onde ele estaria colocado... Há 5 anos, numa conversa com um arquiteto australiano, ele me perguntou se eu era designer, qdo respondi que era arquiteta, ele disse: 'ah! a mãe de todas as artes!' Desde então gosto de pensar dessa forma. De fato, foram arquitetos que nos deram todo o pensamento moderno/funcionalista, a Bauhaus, etc e tal, e como toda mãe, fico sempre orgulhosa qdo os filhotes fazem sucesso e até ultrapassam os pais, mas voltando ao início desta conversa, não acho que em termos de avaliaçao de curso superior devam avaliar cursos de design com o olhar só da prática didática da arquitetura.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a Duzzi quando falamos na relação entre arquitetos e designers, antigamente... estamos em uma outra época e até quando vamos continuar vivendo nessa de que arquitetos também são designers... isso nem sempre caminha junto...

    Endossando, o que o JR. disse, dou aula num curso Técnico de Design de Interiores (sou designer de interiores), neste curso tem professores que são arquitetos também, e com isso, tenho cada dia mais certeza de que por mais que nossas profissões tenham alguma relação entre sim, pensamos muito diferente, temos ideais diferentes e nos preocupamos com coisas diferentes... não acho nem um pouco cabível que arquitetos sejam responsáveis pela avaliação do MEC...

    ResponderExcluir
  9. Leo, só completando o seu comentário..."Eu tenho esta percepção que aqui no Brasil os arquitetos (generalizando, claro) julgam o design de produto como área de estudo da arquitetura e portanto desnecessária"... não só o design de produto, mas também o design de interiores assim como diversas outras vertentes que julgam ser de sua "competencia"... sim são de sua competencia, mas hoje existem pessoas mais direcionadas e específicas de cada área...

    ResponderExcluir
  10. Bom no meu ponto de vista os arquitetos das antigas tiveram esse privilégio como nossa amiga Paula relatou, hoje já são bem distintas as profissões, arquiteto x designer. Apesar de achar que ambas caminham juntas e até se completam, concordo que um designer com noção de espaço é muito importante, mas acho que caminhamos certo em separar as coisas, o ideal seria o designer trabalhar junto do arquiteto.
    O que esquecemos é que um bom Design em si não se faz sozinho, dependemos de diversas outras áreas, uma união de várias disciplinas, seja, design, engenharia, produção, arquitetura, gráfico. Acho que como designers devemos entender de tudo um pouco, mas saber trabalhar em grupo.
    Concordo com nossa amiga Natalia, quando diz que hoje sim somos avaliados por arquitetos, mas que estamos em transição e o futuro, na minha opinião para o bem do design nacional, é que sejamos avaliados por designers.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o que o Daniel disse: "o ideal seria o designer trabalhar junto do arquiteto". Da mesma forma, imaginem se os engenheiros, que também trabalham beeem perto do designer de produto, passassem a julgar as disciplinas do design? São profissões complementares, mas definitivamente não são a mesma coisa.
    Entendo que os arquitetos mais antigos têm um conhecimento mais aprofundado, e muitos dos professores dos cursos de design hoje são formados em arquitetura. Mas temos que ter em mente que os cursos são agora distintos, que as disciplinas podem se relacionar mas não são mais as mesmas, e que existem profissionais HOJE formados em DESIGN e especializados em DESIGN...porque então manter os arquitetos como avaliadores se já temos profissionais experientes na area especifica do Design?

    ResponderExcluir
  12. Coincidentemente, estava lendo a revista ABCDesign desse trimestre, e achei uma matéria muito interessante escrita pela Claudia Alquezzar Facca, sobre "Transdiciplinaridade".
    Discute um pouco a relação entre a engenharia, design e arquitetura. Cita que segundo Basarab Nicolescu, físico teorico e presidente do Centre Internacional de Recherches et Études Transdisciplinaires (CIRET) em Paris, quando se fala em relacionar várias disciplinas temos de fazer abordagens MULTI, INTER ou TRANSDISCIPLINARES.
    O que me chamou a atenção foi essa última.
    "A abordagem transdiciplinar envolve aquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. (...) Essa nova forma de pensar baseada no "trans" exige conhecimentos e comportamentos que atravessem e ultrapassem a forma como as disciplinas foram organizadas até agora e que coloquem como elementos centrais o ser humano e o ambiente que o cerca".

    A autora finaliza "É preciso que o pensamento organizador e integrador não discuta particularmente cada especialidade, comparando suas características e apenas somando informações, e, sim, que haja uma corrente que entrelace esse conhecimento, ampliando as possibilidades de interação, criando condições para potencializar a criatividade. Afinal, todos nós podemos pensar como designers"

    Acredito que arquitetos e engenheiros são parceiros de designers, não viemos disputar ou roubar espaço dos que já estavam no mundo, acho que nossa profissão nasceu de uma carência que arquitetura e engenharia não estavam suprindo.

    Recomendo a ABC desse mês.

    ResponderExcluir

.