header_img

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Jornal do Brasil: Galeria de design contemporâneo Clark Art Center é inaugurada em Botafogo

Alessandra Clark inaugura a primeira galeria de design contemporâneo da cidade, abre os arquivos da artista plástica Lygia Clark ao público e promove intercâmbio com curadores e artistas nacionais e internacionais.

Tudo isso começa a acontecer no próximo dia 29 de abril, data de inauguração da Clark Art Center, um espaço para celebrar a criatividade e a energia do design e da arte contemporânea. A galeria funciona numa casa branca de três andares com enormes janelas na rua Teresa Guimarães, em Botafogo. O espaço expositivo funciona nos 100 metros quadrados de área livre do primeiro andar, que vai receber mostras permanentes e temporárias, happenings e eventos ligados aos diversos segmentos do design e da arte contemporânea. Serão privilegiadas expressões como objetos, jóias, fotografia, moda, móveis, ilustração, toy art, street art, aromas, paladar, som e dança.

O segundo andar do Clark Art Center abriga a Associação Cultural “O mundo de Lygia Clark” que além de disponibilizar para pesquisa todo o acervo de uma das mais importantes artistas brasileiras, vai realizar mensalmente eventos dedicados às suas experiências, proposições e leituras de textos ainda inéditos.

O objetivo da designer Alessandra Clark – idealizadora de todo o projeto e responsável por cada detalhe do amplo e claro espaço de paredões brancos, piso de cimento queimado e  escadas metálicas coloridas –  é que a Clark Art Center seja antes de tudo um espaço produtivo e uma vitrine para “criativos” que estão começando. “A galeria vai expor de forma dinâmica obras de todo um universo de designers contemporâneos brasileiros e estrangeiros, inclusive as minhas. Vamos ter um laboratório de produção de peças que recebem a marca própria da galeria e também queremos estabelecer parcerias com instituições de ensino daqui e de fora. O Rio sempre foi formador de tendências e voltado para a criação em todas as áreas. Tem estilo e vocação para  o design. Aqui, em 1962, foi criada a primeira escola superior de desenho industrial brasileira, a ESDI, e hoje temos cerca de dez grandes universidades formando centenas de profissionais a cada ano. Acredito que o mercado carioca precisa de um espaço como o nosso. Estaremos abertos para essa garotada e queremos em pouco tempo ser um centro de referência do design carioca”, declara.

A galeria Clark Art Center estará aberta  para a arte contemporânea sempre dando preferência à experimentação e ao diálogo entre linguagens: “Nossa intenção é ser um laboratório de idéias onde as pessoas tenham liberdade poética para criar. Aqui é permitido ousar e experimentar”, sentencia Alessandra.

Abertura:  Dia 29 de abril de 2011 as 19h30

1º andar - exposição “Criativos da Casa”

Curadoria: Alessandra Clark

30 de abril a 29 de junho 
-  Alessandra Clark – produtos
-  Alexandre Grand – fotografia
-  Ana Fernandes –  taste art (designer de paladar)
-  Denis Linhares - fashion designer
-  Filipe Agnelli – street Art
-  Guilherme Santos – street art
-  Kakau Hofke – objetos inspirados no Rio de Janeiro
-  Kiko Fernandes – sound art
-  Maria João – design de aromas exclusivos
-  Nuno Franco de Sousa – Fotografia
-  Paula Mori – caixa de arte – dança contemporânea

2º andar - O Mundo de Lygia Clark - Espaço permanente
-  Pesquisa: biblioteca, banco de imagens digital, banco de documentos;
-  Réplicas neoconcreto: 2 bichos, caminhando, obra mole;
-  Réplicas sensoriais: cabeça coletiva, máscaras sensoriais, rede de elásticos.

Eventos
Uma vez por mês haverá um evento dedicado às prosições Lygia Clark de 20 as 23h.
9/05 – Canibalismo | 13/06 – Baba Antropofágica | 11/07 – Rede de Elástico | 08/08 – Corpo Coletivo | 12/09 – Túnel | 10/10 – Arquitetura Biológica | 14/11 – Estruturas Vivas | 12/12 –
Mediadores: “nomes ainda não confirmados”

Clark Art Center
Rua Teresa Guimarães 35 – Botafogo
Tel.: 2531-8137
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta feira: 11 as 17h
Sábados e domingos: 12 as 17h (só a galeria)
(atendimentos em outros horários com agendamento prévio)
clarkartcenter.com.br

Matéria do Jornal do Brasil do dia 26/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.