header_img

domingo, 24 de abril de 2011

O good design japonês e os produtos Muji

(texto adaptado, originalmente publicado no Design Simples)

“Não se trata de um concurso de beleza, nem um prêmio que avalia os resultados de um projeto em termos econômicos”. Assim se auto define o prêmio Good Design japonês, uma campanha a favor de um design capaz de enriquecer nossa sociedade, que defende a visão de que este ofício é essencial para melhorar a vida de cada indivíduo.

Este prêmio foi criado no Japão, na década de 50, numa época em que os japoneses atravessavam grandes dificuldades econômicas. O selo Good Design (conhecido como g-mark) trazia a esperança de que o bom design contribuiria para o fim daquele ciclo de pobreza.

Hoje organizado pela Organização Japonesa de Promoção do Design Industrial, este prêmio vem revelando projetos de destaque, que buscam aliar uma vida próspera com o desenvolvimento industrial. Conheça o site do prêmio.


Prêmio Design de Longa Vida

Como se todo o idealismo contido na proposta deste prêmio não fosse o suficiente, navegando pelo site do Good Design encontrei uma interessante premiação, paralela ao prêmio principal: o “prêmio de design de longa vida”, por incrível que pareça, criado em 2008. Nesta categoria extra, são reunidos produtos cujo design foi capaz de resistir ao tempo e às diferentes (e tão prejudiciais) tendências de moda. Algo extremamente desejável em tempos de crise ambiental. Veja a lista dos premiados.


Os produtos Muji

Logo nota-se que os produtos criados para a loja japonesa Muji representam grande parte da lista de premiados neste prêmio de longa vida. Sem dúvida designs do mais alto nível, de uma concepção racional que vai contra o movimento de consumo pelo consumo, tão estimulado nos dias de hoje. Algo que, para mim, deve ser muito próximo do que inevitavelmente precisaremos num futuro de recursos escassos. Por fim, gostaria de compartilhar por aqui três casos tirados desta lista. Através de uma tradução livre, colocarei trechos da descrição e avaliação de cada produto que também pode ser lida na íntegra no próprio site. Enfim, deliciem-se!

Estante com prateleiras de aço: No mercado, com o mesmo desenho, há 14 anos.

Este projeto do designer Masaru Kagaya foi descrito como “um sistema de módulos independentes que podem ser combinados para uma completa ênfase sobre a função, este é um típico sistema de estantes que permite que as prateleiras possam ser colocadas em qualquer lugar. A forma, que simplifica a função, não se afirma completamente sobre o interior, mas pode ser usada em qualquer lugar; uma das maiores atrações deste protótipo é o sentimento de cumplicidade para com o consumidor que sabe que pode adquirir sempre mais”.

Avaliação: “Com a expansibilidade do sistema de módulos e com a sua longa vida (desde que a empresa garante que vai continuar a oferecê-lo), este é um produto que você poderá usar em longo prazo com confiança”.

Cd player: No mercado, com o mesmo desenho, há 11 anos.

Este design de Naoto Fukusawa foi considerado “um leitor de CDs com uma interface simples que qualquer um pode compreender, como puxar a corda de um ventilador para ligá-lo e desligá-lo. O produto transmite forte sensação de presença de um instrumento primitivo, emanando sua pureza por todo lado: é notável como o usuário pode ver diretamente que o disco está girando e notar que está em funcionamento”.

Avaliação: “Apesar do leitor de CDs ter um conceito totalmente novo, tornou-se um novo padrão. É simples e belo. Te convence de que é o suficiente; não é necessário mais design”.

Cama: No mercado, com o mesmo desenho, há 22 anos.

Um projeto vitorioso de Masaru Kagaya e Katsumi Imai, “o colchão foi todo reduzido para atender apenas as funções necessárias para dormir e sentar-se, conferindo-lhe grande utilidade para uso como cama ou sofá. Isto transforma espaços que poderiam ser apenas quartos, em salas de estar. Este produto obteve enorme sucesso em pessoas que vivem em quitinetes”.

Avaliação: “Embora tenha uma vida longa, possui também um olhar moderno que agrada aos jovens de hoje. Mesmo para um produto Muji é especialmente simples e bonito; aquele design que faz você pensar que não poderia ser mais simples do que isso”.

__________

Rafael Gatti é idealizador do projeto Design Simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.