header_img

quarta-feira, 31 de março de 2010

Gestão de Design - Como assim?

Este post na verdade é uma reflexão sobre o post da Alê.
Estive pensando sobre a questao por ela levantada, e posso ver muito bem isso no meu dia dia.
Como funcionário da Objeto Brasil, estou acostumado a lidar com todo tipo de designers, novos, velhos, bem sucedidos e mal sucedidos. Até os brilhantes e os não tão brilhantes assim.
A questão é o que todos tem em comum, o fato de terem a mesma profissão e o fato de terem que gerenciar suas vidas de forma a se venderem. "Como assim?" Alguém pode pensar.
Sim, vender.
Nós precisamos vender a cada dia, a cada momento, em cada situação. Temos que mostrar a cada momento que somos capazes, competentes, confiáveis. E claro, se seu chefe tiver uma memória fraca, essa tarefa pode se repetir muitas vezes no dia. rs.
Eu trabalhem na área de treinamento durante 3 anos, e portanto entendo bem de vendas e de relacionamento, sendo que eram os temas que eu mais tratava em sala, e vejo muita falta disto no nosso cotidiano. Certa mente brilhante, um ex-chefe sempre comentava: "Relacionamento é tudo!". E realmente o é.
Call centers são conhecidos por nós pelas ligações que nos fazem em momentos chatos, e sempre com as mesmas questões, pedindo para falar com os titulares das linhas e para confirmar informações, ou ainda para vender alguma coisa. E como são insistentes! Ainda bem que são. Eu ajudei a treinar este povo ensinando-os como devem argumentar.
Mas a rotina de um call center vai além do treinamento, várias sã o as ramificações e setores, e a palavra "gestão" é muito proferida nos corredores dos "sites" como são chamadas as unidades. É gestão para tudo: Gestão de pessoas, gestão de negócios, gestão de logístiva, gestão da gestão... E o processo que existe de administração é muito simples, baseia-se no conhecimento do negócio com um todo, e no conhecimento da sua importância dentro desse todo. Cada funcionário tem plena ciência da representatividade que possui e de como o negócio pode ser prejudicado caso ele coopere com alguma limitação. O planejamento que envolve a atividade com os devidos fatores imprevistos já cotados, e a execução dos planos de trabalho conforme a estratégia, fazem o trabalho e consequentemente o negócio funcionar, como um relógio, e mostrar resultados. Claro, lá dentro imaginamos estar em um inferno, porém dentro deste suposto inferno há uma estrutura milimetricamente pensada e calculada em todas as suas áreas, em tudas as suas ações e até o barulho, sim, o barulho das vozes dos operadores é lembrado e mensurado.
O que quero dizer discrevendo tudo isto para os senhores é que não vejo isto no design.
O processo criativo muitas vezes é tido como o fator principal da profissão, e sim, realmente o é, mas o cara que irá se destacar, é o que pode oferecer alternativas. O cara que sabe liderar uma equipe, o cara que sabe porque deve procurar outros fornecedores, o que entende e coopera com a administração do escritório, o que apaga as luzes ao deixar um ambiente, o que planeja seu projeto com vistas em redução de custo, o que procura não apenas ser designer, mas ser também um contador, um administrador, um entregador, um atendente...!
Este é o profissional de destaque hoje em dia.
Hoje, a garotada (não sei a idade dos senhores) sai da faculdade por volta dos seus 22, 23 anos e nunca tiveram experiência em mercado de trabalho, arrumam emprego em um escritório, começam a desenhar, a praticar algumas idéias no computador, e quando é necessário atender um cliente mais exigente, a vontade é de mandar o outro colega, ou não atender o telefone, ou ainda, tratar tudo por e-mail. E porque não ir receber pessoalmente aquele cliente? Porque não convida-lo para um café, ouvi-lo, entender seus questionamentos e saná-los?
Alguém tem alguma dívida de qual escritório o cliente irá ficar? Se com o dos caras que quiseram tratar tudo por telefone ou e-mail, aquele escritório onde o próprio designer o recebeu e o atendeu como se fosse seu melhor cliente?
Eu ficaria sem dúvida com a segunda opção. Afinal, não é um simples projeto que está me sendo apresentado, e sim uma estrutura inteira de suporte. Se eu percebo um interesse em me atenderem, posso imaginar que terei um pós venda eficaz, um suporte presente.
Isso é gestão. Isso é diferenciação. Isso, é vender você, designer.
Há tempos tento pensar em alguma coisa diferente para aplicar ao design, eu entendo muito bem da área de relacionamento com pessoas, se alguém precisar, estamos à disposição.

Abraços a todos!

7 comentários:

  1. Cara concordo plenamente, acho que o sucesso do designer depende muito de como ele sabe lidar com pessoas, afinal temos que lidar, com gente da produção, comercial, engenharia e com o próprio cliente.
    To de prova q o Jr tem uma paciencia, eu cansei de encher o saco dele no Idea huahuhauhauhaua

    ResponderExcluir
  2. atendimento é tudo nessa vida! posso falar q no auge dos meus 23 anos, conheço todos os nossos clientes pessoalmente e faço isso com muita tranquilidade! O design tem esse lado menos formal onde uma negociação vira conversa de bar, nem sempre é bom ahha, mas mostra um lado mais humano do DEUSigner! isso vende muito! hahah

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeito falar. COnversei com um professor uma vez que queria desenvolver um projeto para apresentar a escritórios de design. O projeto consistia em treinar os designers em atendimento e relacionamento com clientes.
    A idéia é boa, e está parada..

    ResponderExcluir
  4. Da hora
    Esse projeto não dá pra aplicá-lo aqui? se vc tiver publica aí fundamentos basicos para um bom atendimento e relacionamento com clientes, acho bem válido!

    ResponderExcluir
  5. Um bom relacionamento com o cliente COM CERTEZA faz toda a diferença. Trabalho numa agência e temos 2 diretores que fazem o primeiro e principal contato com os clientes. Aprendi com eles que, um bom atendimento não cria só um bom relacionamento entre empresa-cliente ou ajuda na hora de vender uma idéia... um bom relacionamento ajuda mais ainda quando alguma coisa não sai como deveria. Já evitamos muuuitos prejuízos (daqueles enormes mesmo)nos projetos que envolviam mais dinheiro só porque tínhamos um bom relacionamento com o cliente.
    Conseguimos consertar os erros sem perder o projeto e o cliente.

    ResponderExcluir
  6. É, exemplos como esse seu "reh", não faltam. E não só na área de design. Atendimento é fundamental em todas as áreas, ou vai dizer que nunca aconteceu de entrar em um estabelecimento e por mais barato que o preço do produto fosse, a cara e a postura dos funcionários não nos desmotivaram?
    Infelizmente é muito comum isto.
    Na área de design o fator agravante é a falta de preparação dos jovens, muitos deles acostumados apenas com a vida acadêmica, e pior, muitos nunca tiveram contato com um trabalho formal, o que torna ainda mais complicada a questão do relacionamento e feeling com o cliente.

    ResponderExcluir

.