header_img

segunda-feira, 29 de março de 2010

Oportunidades: Brasil x Mundo

Resumindo bastante, esta é a história do princípio da minha carreira:

Me formei, estava trabalhando em um lugar chatíssimo, criando bobagens. Não havia nada que me interessasse lá, então, de tanto tédio, resolvi largar tudo e apostar nas minhas idéias.

Comecei a criar produtos de todos os tipos, para clientes fictícios, usando o máximo da minha capacidade criativa. Depois de ter alguns produtos interessantes na agulha, montei um portfolio online e comecei a mandar bala.

Passei então a enviar meus projetos, para toda empresa que poderia, eventualmente, interessar-se em produzi-los e para sites especializados.

Claro que, em 90% dos casos, não recebi resposta, porém recebi algumas respostas promissoras e selecionei com muito critério, as empresas nas quais eu gostaria de investir. Investir! Sim, o designer, ao vender um projeto para uma empresa, está investindo nela. Investindo suas esperanças, seus sonhos.

Nenhuma das empresas Brasileiras para as quais envie e-mails me retornaram. Cerca de 15 empresas Européias retornam quase prontamente. Percebem a diferença?

Não tenho nada a reclamar, a final de contas, ganho em Euros e recebo uma atenção muito boa do mercado internacional, mas me sinto um pouco frustrado, triste, por não ser reconhecido no meu país e pelo fato das empresas daqui estarem tão atrasadas em relação as do exterior.

Até hoje, nunca tive uma oportunidade no Brasil que não fosse uma tremenda furada, roubada, repleta de picaretagem. Acabei ligando o botão do fo#$-se, sabem como é?

Amo muito o Brasil mas não sou cego. Estes defeitos existem sim, estão entranhados em nossa cultura, na nossa tradição e no nosso "jeitinho" de ser.

3 comentários:

  1. Cara é disso que estou falando atitude!
    Mas ainda acho que rola mercado nacional cara, vou falar disso no próximo post,

    ResponderExcluir
  2. Por esse motivo eu bodiei tanto dessa área. As vezes me pego pensando em porque eu não me dediquei na faculdade de Engenharia e desisti tão rápido.

    Apartir do momento que eu resolvi que eu não iria mais morar no exterior eu taquei o foda-se e não procurei mais emprego na área de produtos. Infelizmente!!

    ResponderExcluir
  3. É tudo uma questão de escolha. Eu, por exemplo, sou filho de um empresário muito bem sucedido da construção civil. Poderia ter feito engenharia e, talvez, neste exato momento, estaria sentado em meu apartamento super-luxo, pensando com que carro eu iria trabalhar amanhã. Larguei tudo isso para fazer o que eu gosto, o que eu tenho talento e nasci para fazer. Não me arrependo nem por um segundo. Acredito piamente que quando somos bons em alguma coisa e nos dedicamos de coração à ela, tudo acaba dando certo. A vida sempre nos dá uma mãozinha quando somos sinceros com nós mesmos. Se por algum momento, caro amigo Guilherme, você se arrepende de não ter terminado a Engenharia, acredito que realmente está na profissão errada; Até por que, quando acreditamos de verdade no que fazemos, não desistimos tão facilmente. Para que procurar emprego, se você pode ser seu próprio chefe? O mercado de design está escancarado para quem tem talento, dedicação, vontade e amor pela profissão. Não leve a mal, essa é só minha opinião, ok?

    ResponderExcluir

.