header_img

terça-feira, 30 de março de 2010

Não é fácil...

Resolvi escrever este post após ler outro escrito pelo colega Rafael Morgan, aproveitando para contar um pouco da minha experiência.
Eu sou técnico mecânico, cursei engenharia mecânica por dois anos, e trabalhei na área (departamento de engenharia) por cerca de 10 anos. Pois é demorei "um pouco" para perceber, por um misto de comodismo e medo que estava no lugar errado. O que me consola é observar que existem pessoas que vêem a vida toda passar sem perceber isso, e que nenhuma experiência deve ser descartada. Pelo contrário, minha experiência em projetos mecânicos por muitas vezes me ajuda (em algumas me limita um pouco, serei sincero). O importante é que após alguma reflexão decidi largar tudo e cursar Desenho Industrial. Obviamente não foi de uma hora para outra, cursei e paguei a minha faculdade ainda trabalhando como projetista mecânico, porém após me graduar larguei meu emprego (seis anos na última empresa) e resolvi que iria me aventurar pelo design de produto, há dois anos. E digo, não está sendo nem um pouco fácil. Nem um pouco mesmo. Minha vida virou de pernas para o ar e eu que tinha a segurança de emprego não sei como vai ser o mês que vem, ou a semana que vem, ou amanhã, mas ainda estou vivo. Apesar disso não voltaria a fazer o que eu fazia antes, pois sei que não chegaria a lugar nenhum do mesmo jeito. Eu não tinha paixão pelo que eu fazia. Ou melhor, eu mal suportava levantar da cama todos os dias. E tinha dias que eu não o fazia.
Portanto eu não sei como vai ser o meu futuro, mas se depender de mim (e de fato depende) serei designer de produto ou morrerei tentando. E se você acha que poderia estar "bem de vida" em outra profissão, também diria que é meio caminho para você estar na profissão errada atualmente. Mas pense bem, pois ir para esta ou aquela profissão apenas por “pagar bem” é um pensamento ilusório, que pode as vezes funcionar porém ainda não irá suprir o que você realmente deseja (é, um pouco piegas, mas é verdade)

Abraços

Um comentário:

  1. olá Leonardo,

    primeiramente parabéns pela sua determinação. Em tudo na vida temos de fazer com determinação!!!

    descordo um pouco.. Não acho que estou na profissão errada. Desde criança sabia que essa é a minha profissão. Mas infelizmente o mercado não paga sufucientemente bem o profissional. salários de 1.500,00 ou 2.000,00 é oq oferecem. Pegue uma pessoa com um filho, uma casa para bancar. É difícil com essa grana, vivendo em SP, como eu..... Eu não tenho filho, mas já senti 5 anos na pele....

    só para vc ter noção, da minha turma da faap, de 20 de produto, um ou 2 trabalham na área, uns 10 em design gráfico e o restante, em diversas outras áreas....

    e não é só design não, há muitas outras áreas.

    Não é todo mundo que pode ficar tentando um sonho a vida toda. e pode sim procurar alguma outra atividade que dÊ mais remuneração e goste.

    tem um ditado alemão que diz: " vc não tem que fazer oq gosta, mas sim gostar dq faz"

    grande abraço

    ResponderExcluir

.